O que é o processo de têmpera?
O processo de temperamento do vidro é realizado quando o vidro comum passa por um tratamento térmico com o intuito de modificar algumas características do material a fim de trazer maior conforto e segurança.
Como ele ocorre?
O vidro comum recebe um aquecimento a uma temperatura um pouco superior a sua temperatura de transição vítrea – em média 620° – após esse processo, são acionados jatos de ar frio de alta pressão sobre toda superfície externa do vidro, resfriando-o.
Com isso, as paredes do material se solidificam enquanto o seu interior se encontra em um estado “pastoso”. Ao se solidificar completamente e voltar à temperatura ambiente, ocorrerá um acúmulo de tensão no seu núcleo e um estado de alta compressão em sua superfície.
Quais são as vantagens?
Após esse beneficiamento, o vidro – agora temperado – oferecerá uma resistência térmica e mecânica muito superior ao do vidro comum.
E além disso, caso ocorra algum impacto capaz de promover sua quebra, ele apenas irá se estilhaçar por completo, ao invés de se repartir em grandes pedaços como o vidro comum, evitando possíveis acidentes em pessoas próximas ao material.